sábado, 8 de março de 2008

Os Símbolos do Espírito Santo

Os Símbolos do Espírito Santo

Na bíblia, a obra do Espírito Santo é descrita através de símbolos. É por meio deles que se percebe sua presença.

. A água
Tornada sacramental simboliza e significa a ação do mesmo Espírito, no batismo, Paulo confirma: "Fomos batizados num só Espírito". E "Todos bebemos de um só Espírito". (1Cor 12,13).

. A unção
Trata-se da unção com óleo que passou a ser sinal eficaz do Espírito, Jesus é o messias, palavra hebraica que significa o ungido. A unção com o óleo, tanto no batismo como na crisma é sinal da presença do Espírito como na crisma, é sinal da presença do Espírito em nós, também.

. O fogo
"Apareceram, então, umas línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo"(At 2,3). O fogo simbolizou a energia transformadora da ação do Espírito nos apóstolos.

. A nuvem e a luz
As nuvens, ora escuras, ora cheias de luz, estão presentes nas diversas manifestações da divindade, narradas na bíblia. Na anunciação de Maria, o anjo afirma que "o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra"(Lc 1,35). No monte da Transfiguração, o Espírito se apresenta, também, "quando desceu uma nuvem, e os encobriu com sua sombra". Da nuvem sai a voz "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!". (Lc 9,34-35).
. O selo
Tem quase o mesmo significado da unção. Os batizados recebem pela unção a marca de Deus. Pertencem ao Senhor, por seu Espírito. É Cristo que "Deus marcou com seu selo"(Jô 6,27) e é no Espírito que também nós somos marcados com um selo (cf. 2 Cor. 1,22).

. A mão
Era impondo as mãos que Jesus curava os doentes e abençoava as crianças (cf. Mc 6,5; 8,23 e 10,16). A igreja conserva esse gesto na liturgia dos sacramentos para a efusão do Espírito. As famílias piedosas repetem, a toda hora, o mesmo gesto para que Deus permaneça com seus filhos!

. O dedo
No hino "Vem, Espírito criador", o Espírito é invocado com o dedo da direita de DEUS! A lei de Deus foi escrita pelo Espírito, através do dedo de Deus, nas tábuas de pedra. (cf. EX 31,28).

. Apomba
Quando Jesus foi batizado, "viu o Espírito de Deus, descendo como uma pomba e pousando sobre ele"(Mt 3,16). O símbolo da pomba, para sugerir o Espírito Santo, é tradicional na Igreja.

. O sopro
"Jesus disse de novo para eles: A paz esteja com vocês"... Tendo falado isso: soprou sobre os apóstolos, dizendo: "Recebam o Espírito Santo"(Jo 20,22). Quando chegou o dia de Pentecostes, o sopro de um forte vendaval precedeu a chegada do Espírito (At 2,2).



Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!
Vem Santo Espírito de Deus, vem nos conduzir Divina Luz!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger