quinta-feira, 13 de março de 2008

O mistério Salvífico de Cristo

O Mistério Salvífico de Cristo e sua atuação sacramental na Igreja.
O termo " sacramentunm=mistérion", provém do grego. O conteúdo do "mistérion" ( mistério) é o próprio Cristo, cumprimento e vértice e do plano divino. O mistério de Cristo, perpetua-se no mundo e se estende a cada ser humano através do "mistérion" tes Ekklésias (Igreja).
Cristo é o sacramento primordial da salvação: a Igreja é seu sacramento derivado. Os sacramentos são atos do Senhor ressuscitado ( glorificado), realizados na Igreja e por meio da Igreja, sob a ação do Espírito Santo.
Sacramento é um ato de salvação pessoal do próprio Cristo, celeste na forma de manifestação, visível de um ato eclesial. A realidade salvífica, que é tornada presente e transmitida, está em continuidade com as grandes obras de Deus, ao longo da história da salvação, que têm na Páscoa de Cristo o seu cumprimento e a sua plenitude escatológica.
Pela celebração dos sacramentos, a Igreja perpetua e torna presente no mundo a obra salvífica de Jesus Cristo. Tal missão é tão importante que ele mesmo é quem a realiza por meio de sua constante e eficaz presença ( cf. LG 17; AG 5); de modo que é Ele quem fala na liturgia da palavra; é Ele quem batiza; é Ele quem perdoa os pecados (cf. SC 7); concede o dom do Espírito ao ser humano, faz da Igreja seu corpo, estende-nos a mão em cada sacramento, dá-nos a certeza de que foi para liberdade que Ele nos libertou (cf.GI 5,1). Ele continua nos libertando em cada ação sacramental, memorial celebrado de seu mistério, sob a ação do Espírito Santo.
Os eventos sacramentais são "mistério" e " história". Mistério porque mesmo acontecendo na história, pertencem à ordem transcendente da irrupção de Deus na condição humana; História, porque embora permanecendo transcendentes, solidarizam-se com a condição humana sobre a terra. Os sacramentos não são apenas "meios" de graça e salvação, mas eventos missionários que comprometem o crente para colaborar com Deus no cumprimento de seu desígnio de salvação no mundo.
A graça adquirida no sacramento, por meio da humanidade glorificada de Jesus, é adquirida de modo perene por todos os homens. E ele pode representá-las nos acontecimentos que são os sinais sacramentais, os quais dão continuidade à própria função sacramental de sua humanidade,o que significa que os sacramentos não devem ser concebidos como coisas inermes ou anônimas, e sim como atos do Cristo glorioso invisível em formas visíveis, que representam a eficácia única do mistério da salvação no tempo da Igreja, e, portanto, como momentos fundamentais do encontro do Deus da redenção com o homem.
Tudo isso é possível por meio da sacramento fundamental do Cristo celeste, que é a Igreja. Nesta perspectiva, os sacramentos não se apresentam mais como isolados, e sim como acontecimentos que pertecem inseparavelmente à sacramentabilidade de Cristo, não em forma de repetição, senão enquanto ações pessoais do Filho de Deus, "sentado à direita do Pai", que torna presente nos sinais sacramentais da Igreja a graça da salvação adquirida " uma vez por todas" em sua humanidade". ( Carlo Rocchetatta: Os sacramentos da fé).
Quando participamos dos sacramentos, participamos da econimia da graça que Cristo nos revelou por sua encarnação, vida, morte e redenção ( ressureição); onde aprendemos sempre mais as riquezas do amor do Pai, do qual Cristo é por excelência o mediador " para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (cf. Jo 3, 16)
Os sacramentos constituem os acontecimentos fundamentais da existência cristã, juntamente com a Palavra e o seguimento que libertam o ser humano e o conduzem a uma vida nova.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger