quinta-feira, 13 de março de 2008

Liturgia


Continuando nosso estudo dos ESPAÇOS LITÚRGICOS, vamos hoje falar da nave da Igreja.



Nave



Nave é o local da assembléia, onde ficam os bancos. É na nave que acontece a acolhida do presidente e ministros com o canto inicial. Também acontece aí a procissão das ofertas e da comunhão.


Nas Igrejas orientais e grandes basílicas romanas não há bancos: a nave é um grande espaço vazio e totalmente livre, onde fica o povo de Deus. Em determinado momento da História, a celebração privilegiou a assistênia: o povo assistia a missa ao invés de participar dela. Nesse momento surgiram os bancos. Eles fazem perder a idéia do povo reunido e, por vezes, impedem movimentos como dança e coreografia que poderiam envolver toda a assembléia em platéias, diminuindo a participação mais intensa do povo. Por isso seria interessante deixar espaços livres na nave, ampliar corredores para facilitar as procissões, coreografias e danças. A nave não pode ser apenas uma grande sala com bancos: a finalidade do espaço celebrativo precisa ser a primeira razão a ser considerada.


A nave tem um sentido litúrgico e simbólico: ela é o LOCAL DO POVO DE DEUS. É a representação viva de povo reunido para louvar o Pai como a Igreja-Corpo de Cristo. São os membros do corpo reunidos, sob a presidência do Cristo-cabeça, na pessoa do padre, que preside a assembléia.


Na nave existem outros símbolos litúrgicos que se tornam espaços celebrativos, como é o caso do batistério, do confessionário. Antes o batistério ficava fora da Igreja. Hoje ele faz parte da nave e deve ficar num local visível da mesma, comunicando algo para quem entra na Igreja: ali nasci para a vida - batistério: ali me reconcilio com Deus - confessionário ( que pode ser uma pequena sala).


A nave precisa ser de bom gosto e acolhedora, por isso não se deve colocar cartazes, murais em número excedente, que poluem o visual.



Perguntas:


1 - Qual o nome da vestimenta branca que os coroinhas usam sobre a túnica vermelha?

a- cota


b- ágape


c- pata



2 - Nome do cordão que ata à cultura por cima da alva?


a- cíngulo


b- amito


c- cinturão



3 - A dalmática é usada pelos:


a- sacerdotes


b- diáconos


c- bispos



Respostas:


1 - a - Ágape - é uma palavra qualquer e pala é uma peça quadrada de papelão revestido de linho branco para cobrir o cálice.


2 - a - Amito - é o indumento que o sacerdote coloca sobre os ombros ao redor do pescoço e cinturão é uma palavra qualquer.


3 - b - Dalmática - é uma túnica comprida, com mangas largas, que os diáconos usam, e que segue a cor litúrgica do dia.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger