quarta-feira, 12 de março de 2008

Curiosidades

Esclarecendo dúvidas... Veneração de imagens... O que diz a Bíblia?...

Deus proibiu fazer imagens...
Ex 20.4 "... Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima nos céus, ou embiaxo sobre a terra, ou nas águas debaixo da terra..."
Explicando melhor: escultura de madeira ou de pedra representando simbolicamente a Deus sob a forma de astro, de pássaro, de animal, de planta, de animal aquático ou de homem. Deus proíbe a representação figurada de sua pessoa como objeto de adoração...
Ex 34, 17 "... Não farás deuses de metal fundido..."
Lv 26, 1 "... Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas, nem estetas... para vos prostrardes diante deles..."
Nm 33, 52 "...destruíres as pedras esculpidas e estátuas fundidas..."
Dt 4, 23 "...Tende cuidado para não esquecer a aliança que o Senhor, vosso Deus, fez convosco e não façais uma imagem esculpida, representando o que quer que seja, como vos proibiu o Senhor, vosso Deus..."
Dt 5 , 8 "... Não farás para ti iamgem de esculturas representando o que quer que seja..."
Deus proibiu adorar imagens...
Ex 20, 5 "... Não te prostarás diante delas ( escultura / figura) e não lhes prestarás culto..."
Dt 11 , 16 "... Tende cuidado para que vosso coração não seja seduzido e vos desvieis do Senhor para servir a deuses estranhos, redendo-lhes culto e prostando-vos diante deles..."
Jz 2, 12 "... Abandonaram o Senhor... seguiram a outros deuses dos povos que habitavam ao redor, prostraram-se diante deles, ecitando a cólera do Senhor..."
Deus permitiu e mandou fazer imagens...
Ex 25, 18 "... Farás dois querubins de ouro batido nas duas extremidades da tampa da arca, um de cada lado..."
Ex 26, 1 "... Farás um tabernáculo com dez cortinas de linho fino... sobre os quais alguns querubins serão artisticamente bordados..."
Nm 21, 6-9 "... Faze uma serpente de bronze e fixa-a sobre um poste. Se alguém, mordido por serpente, olhar para a serpente de bronze, conservará a vida..."
2Rs 18, 4 "... Despedaçou a serpente que Moisés tinha feito, porque os Israelitas queimavam incenso diante dela..."
1Rs 6, 23- 32 "... Fez no Santuário 2 querubins de madeira de oliveira... mandou esculpir, em relevo, palmas, flores abertas... nos batentes de madeira de oliveira esculpir querubins..."
1Rs 7, 23 - 28 "... O palacio de Salomão era sustentado por 12 bois de metal... ornamentado por imagens de leões, touros e querubins..."
Novo Testamento
Jesus ilustra as realidades invisíveis usando imagens inspiradas em coisas visíveis. Na sua pedagogia divina de ensinar, o Mestre, que tem palavras de vida eterna, servia-se de imagens, figuras, alegorias, comparações, parábolas... Fala dos lírios do campo, da figueira, dos pássaros do céu, do bom pastor, da videira, da ovelha e moeda perdidas... Leva os ouvintes a passar das coisas visíveis ao amor dos invisíveis.
Dados Históricos
Na Sinagoga de Dura- Êuropos (na Babilônia) há imagens, como Moisés na sarça ardente, o sacrifício de Abraão, a saída do Egito, a visão de Ezequiel...
Antigos cemitérios (catacumbas) foram decorados com afrescos, inspirados em textos bíblicos: Noé slavo das águas, os três jovens fornalha, Daniel na cova dos leões, pães e peixes ( da multiplicação)...
Nas Igrejas imagens se tornaram a Bíblia do iletrados, dos simples, das crianças, exercendo uma função pedagógica de grande alcance...
Nos séculos VIII e IX, verificou-se na Igreja uma disputa em torno do uso das imagens: " a luta iconoclasta." Por influência do Judaismo, do Islamismo, e de seitas se questionava a legitimidade do culto das imagens. A questão foi levada ao Concílio de Nicéa II (787) que reafirmouo culto de veneração das imagens.
Caros leitores, vamos abrir a Bíblia e completar os textos numa verdadeira pesquisa. Iremos familiarizar-nos com as passagens bíblicas e concluir que Deus proibiu fazer imagens para fins idolátricos. Se for para adorá-las, é proibido. Se for para aproximar as pessoas de Deus, não só e permitido, como Deus mandou fazer. O mesmo Deus que proibiu fazer e ter imagens de ídolos, mandou fazer imagens de querubins de ouro e de madeira e uma serpente de bronze. Então, Deus não é contra termos imagens em casa, se soubermos usá-las.
Às vezes, irmãos na fé, nem sempre bem intencionados, só falam das imagens que Deus proibiu e nunca falam das imagens que Deus permitiu e mandou fazer. Deus não é contra as imagens, mas proíbe seu uso idolátrico. Ter facas, fósforos, veneno contra insetos na cozinha é necessário e sabendo usá-los são ótimos. Porém se alguém perde o juízo e os usa para ferir, incendiar e envenenar, então a culpa cabe a quem usa errado e não da faca, do fósforo e do veneno.
Pessoas sem conhecimento e cultura bíblica se deixam impressionar quando alguém ataca, calunia e condena o uso de imagens, servindo-se unilaterlamente de textos bíblicos.
Temos imagens, mas não as adoramos, temos fósforos, mas não pomos fogo na casa... A bíblia lida de maneira inteligente faz bem a todos. Veneramos os santos de nossa devoção, mas não adoramos suas imagens. Guardamos com amor a fotografia de nossa mãezinha, a veneramos por tudo quanto significou e fez por nós, mas não há idolatria, nem adoramos a fotografia.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger