segunda-feira, 10 de março de 2008

Discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Discípulos e missionários de Jesus Cristo.



Jesus Cristo é o primeiro e divino missionário enviado por Deus Pai ao mundo para anunciar o Reino de Deus e salvar todos os homens (Is 61, 1 ss- Lc 4,18 ss).

Da pregação de Jesus Cristo nasce a Igreja, comunidade de fiéis, que continua a obra evangelizadora, santificadora e salvadora entre os homens. " Recebei o Espírito Santo. Como o Pai me enviou, assim Eu vos envio" ( Jo 20,21-22). " Ide, ensinai a todos os povos" ( Mt 28, 19 ). ! Vós sereis minhas testemunhas até os confins do mundo..." ( At 1, 8). " Ide, também vós, para minha vinha..." ( Mt 8, 1 ss).

Nós cristãos, inseridos na comunidade da Igreja pelo batismo, somos os missionários da Igreja. " A igreja é essencialmente missionária..." ( EN 14).

Sintetizando, afirmamos que Jesus é o missionário de Deus Pai. A igreja é a missionária de Jesus. E nós somos os missionários da Igreja.

A Igreja missionária deve exercitar meios, que a configurem com Jesus Cristo, missionário por excelência: a oração, como relação filial com o Pai de Jesus Cristo; o sacrifício, como comunhão com a cruz de Cristo; a partilha, como solidariedade com os irmãos pobres; e a vocação missionária, como resposta ao apelo do Espírito Santo a uma entrega total e pessoal à causa das missões da Igreja.

Outubro é o mês consagrado às Missões e às obras missionárias. Comemoramos Santa Terezinha e São Francisco Xavier, padroeiros das missões e dos missionários.

" Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele os povos tenham vida plena. Eu sou caminho, verdade e vida."

Todos os cristãos são convidados a ser discípulos e missionários de jesus, Mestre, Senhor e Servidor.

Discípulos - É aquele que segue as pegadas do mestre para conhecer sua pessoa, ouvir doutrina, ver seus milagres, sentir seus gestos de compaixão, perceber seus sentimentos, contemplar suas atitudes de acolhimento, conviver, o dia-a-dia, com o mestre, num encontro pessoal profundo, numa experiência total de vida e sair para anunciar e testemunhar o que ouviu, viu e experimentou, como verdadeiro missionário.

Discipulado e missão é um binõmio inseparável.

Com a Conferência de Aparecida, a América Latina está em " estado de missão" permanente, missão continental.

Navegando pelo Documento de Aparecida ( DA) e aprofundando suas propostas, percebemos algumas notas caracteristicas para a Igreja na América Latina.

Entre outras destacamos:

  • Igreja da missão - O "ser" e a "identidade" da Igreja é a missão. " A Igreja é essencialmente missionária" ( EN 14)
  • Igreja da comunidade - não há discípulo missionário sem comunidade.
  1. Comunidade/ familia - igreja doméstica, 1ª escola de fé.
  2. Comunidade / paróquia - rede de pequenas comunidades. CEBS ( comunidade eclesial de base), Círculos Bíblicos, Novos Movimentos e Novas Comunidades com carismas próprios. O discípulo missionário alimenta sua fé e se fortalece na missão, participando na comunidade.
  • Igreja da mistagogia - formação inicial na vida cristã, catecumenato, conhecer Jesus da Bíblia como caminho, verdade e vida. Buscar nele vida plena.
  • Igreja da Palavra - é urgente conhecer a Bíblia, fazer a leitura orante da Bíblia, diariamente.

" Quando rezamos, conversamos com Deus, mas quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco." ( Santo Agostinho)

  • Igreja da solidariedade e da partilha - lembra a " evangélica opção preferencial pelos pobres ( não exclusiva, nem excludente!). Nos irmãos carentes, amamos e servimos a Jesus. Em Jesus contemplamos o rosto humano de Deus e o rsoto divino do homem.
  • Igreja dos ministérios - A Igreja é profundamente ministerial ( 1 Cor 12, 4 - 11 ). Todos quantos atuam na Igreja e servem à comunidade sejam revestidos e investidos pela autoridade da Igreja com ministérios, para fazê-los em nome da Igreja e em sintonia com a Igreja. Assim se valoriza tudo quanto se faz na Igreja.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger