terça-feira, 11 de março de 2008

E por falar em Nossa Senhora


Maria e a Santíssima Trindade


A formação mariana nos leva a conhecer em profundidade Nossa Senhora, a escolhida, desde toda eternidade, para ser a mãe de Jesus Cristo, Filho de Deus e salvador dos homens, ontem, hoje e sempre.

Mostra-nos, claramente, sua profunda relação com a Santíssima Trindade, sendo filha predileta de Deus-Pai, mãe amorosa e carinhosa de Deus-filho e esposa fiel de Deus Espírito Santo.


Maria na Bíblia

Referente a ela, Deus afirma, após a queda do paraíso: " Porei inimizade entre ti, serpente infernal, e a mulher, entre tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça e tu tentarás feri-la no calcanhar" ( Gn 3, 15). è dela que Isaías profetizou:

" Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e seu nome será Emanuel, isto é, Deus Conosco." ( Is 7,14 )

A ela o anjo Gabriel saudou:

" Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo" ( Lc 1,28).

Foi ela que se colocou disponível para que o plano de salvação de Deus se realizasse:

" Eis a serva do Senhor, faça-me em mim, segundo a tua palavra" ( Lc 1,38)

De serva do Senhor, se torna servidora da humanidade. A ela, Isabel chama de mãe de Deus:

" Donde me vem a ventura de ser visitada pela mãe do meu Senhor?" (Lc 1,43)

É ela que se apresenta como intercessora:

"Eles não têm mais vinho" ( Jo 2,3) e se afirma evangelizadora:

" Façam tudo o que ele vosdisser" ( Jo 2,5).

Ao pé da cruz, no Calvário, ela se torna nossa mãe:

" Mulher, eis o teu filho". " Filho, eis a tua mãe" ( Jo 19 ,26 - 27).

Ela marca presença em meio aos seus na manhã de Pentecostes:

"Todos, unânimes, perseveravam em oração com algumas mulheres, entre as quais, Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele" ( Al 1 ,14).

E nós hoje a chamamos de " Estrela da Nova Evangelização".

Dogmas Marianos

Ao longo da história do cristianismo, a Igreja ornou Nossa Senhora com dogmas. Convém conhecer seu conteúdo e significado para a vida cristã. Fazem parte do patrimônio e da doutrina da Igreja. Mostram a importância que a Igreja dá a Maria Santíssima, mãe de Cristo, mãe da Igreja e nossa mãe do céu.

O termo " dogma" vem do grego. Pode significar "opinião" e "decisão". Conferindo At. 15, 28, é uma decisão comum sobre uma questão, tomada pelos apóstolos:

"De fato, pareceu ao Espírito santo e a nós...".

Na linguagem atual do magistério e da teologia, " dogma" é uma verdade (doutrina) revelada, contida na Bíblia e na Tradição, proposta e imposta pela Igreja para ser aceita e crida por todos os fiéis. Quem não aceitar e crer será herege e estigmatizado com anátema.

A Igreja, mãe e mestra, inspirada e assistida pelo Espírito Santo, propõe e impõe 4 dogmas marianos:

  • Maternidade Divina,
  • Virgindade Perpétua,
  • Imaculada Conceição,
  • Assunção.

Mãe de Deus

Aos 22 de junho de 431, o Concílio de Éfeso definiu explicitamente a maternidade divina de Nossa Senhora. Ela é Mãe de Deus ( Theotokos).

Jesus, Filho de Virgem Maria, é Filho de Deus. Afirma a unidade da pessoa de Jesus Cristo com dupla natureza: divina: igual a Deus - Pai e a Deus - Espírito Santo; e humana: gerada pela Virgem Maria, igual a nós homens, menos o pecado.

Virgindade Perpétua

Conferindo as Escrituras e lendo os escritos dos Santos Padres, o Concílio de Latrão, no ano 649, preconizou, como verdade de fé a Virgindade Perpétua de Maria. O Papa Martinho I promulgou que Maria concebeu por obra e graça e Espírito Santo, permanecendo VIRGEM intacta antes, durante e após o parto.

Imaculada Conceição

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX definiu, em sua bula " Ineffabilis Deus", que Maria foi concebida sem pecado, na previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador dos homens.

Assunção de Maria

O Papa Pio XII, em 1° de novembro de 1950, na Constituição Apostólica " Munificentissimus Deus", afirmou que Maria, ao terminar o curso terreno de sua vida, foi levada de corpo e alma à glória celeste. A Assunção manifesta o destino do nosso corpo santificado pela graça.




Nenhum comentário:

Powered By Blogger