terça-feira, 11 de março de 2008

Escapulários do Carmo


Aprendendo com a Liturgia

Quantos planos, quantas esperanças. E tudo pode ficar mais fácil se colocarmos esses nossos planos nas mãos de Deus.

Um meio de tornar cada momento da nossa vida mais santificado é fazer uso dos sacramentais.

Escapulários do Carmo.

Certamente você já deve ter visto ou até mesmo usado um escapulário! Infelizmente, eles o usam indevidamente, como se fosse mais um acessório, uma bijouteria da moda. Mas trata-se de um sinal de aliança com Nossa Senhora.

Sua história começou na madrugada do dia 16 de julho de 1251, quando Nossa Senhora apareceu ao santo carmelita inglês, São Simão Stock, e entregou-lhe o miraculoso Escapulário do Carmo. Homem de uma fé viva, São Simão não cessava de implorar socorro à Santíssima Virgem, e pedia também um sinal sensível de que seria atendido.

Comovida pelas súplicas angustiantes desse seu fervoroso filho, Nossa Senhora lhe trouxe do céu o santo Escapulário e dirigiu-lhe estas palavras:

" Recebe, filho diletíssimo, o Escapulário de tua ordem, sinal de minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Todos, os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre".

A partir dessa aparição de Nossa Senhora, a Ordem Carmelitana refloresceu em todo o mundo! E o Escapulário passou a percorrer sua milagrosa trajetória, como sinal de aliançade Nossa Senhora com os Carmelitas e com toda a humanidade.

De início, o escapulário era de uso exclusivo dos religiosos Carmelitas e era composto de duas peças de pano de lã, de cor marron, unidas entre si por dois cordões. mais tarde, a Igreja, querendo estender os privilégios e benefícios espirituais desse uso a todos os católicos, simplificou seu tamanho, para duas pequenas imagens presas por dois cordões e autorizou que sua recepção ficasse ao alcance de todos.

Somente o primeiro escapulário precisa ser bento e imposto por um sacerdote. Tanto essa bênção como a imposição valem para todos os outros escapulários que substituirem o primeiro. Uma vez tendo-o recebido, devemos usá-los sempre e continuamente.

Por seu uso, exprimimos nossa consagração a Nossa Senhora e além de ser um sinal de salvação e proteção em todos os perigos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger