terça-feira, 25 de março de 2008

Livros Litúrgicos





Livros Litúrgicos, hoje em dia um pouco esquecidos, mas vamos tentar esclarecer algumas dúvidas sobre leituras e leitores...


POR QUE LER AS LEITURAS DO AMBÃO?


Para quem não sabe, ambão é aquela estante de madeira que fica do lado esquerdo da mesa do altar. Pode ser feito de outro material e ter formatos diferentes, como em outras igrejas, mas sua função é única.


O ambão é a mesa da Palavra: é um móvel litúrgico que precisa falar por si mesmo. Daquela mesa, Deus nos alimenta com sua Palavra: nossa atenção volta-se para aquele espaço celebrativo, próprio da Liturgia da Palavra.


Começa com a 1ª leitura, Salmo, 2ª leitura e ganha maior destaque na proclamação do Evangelho.


Como o altar é a mesa eucarística, o ambão é a mesa da Palavra, e, por essa dimensão ambos devem ser parecidos, do mesmo material.


Ao entrar na igreja, o ambão e o altar precisam chamar a atenção, para lembrar que daquele local Deus nos alimenta com o pão da Palavra e o pão eucarístico.




POR QUE O COMENTARISTA NÃO LÊ O AMBÃO?


Como já dissemos acima, o ambão é a mesa da Palavra de Deus.Por este motivo, tudo mais que não seja Palavra de Deus ( comentários, avisos) deve ser lido de outro local: a estante do comentarista.




POR QUE A ESTANTE DO COMENTARISTA NÃO FICA NO PRESBITÉRIO?


Na nossa paróquia, por falta de espaço físico adequado, a estante do comentarista não fica no presbitério, ou seja, fica no nível da assembléia, o que por vezes dificulta a visualização do comentarista.


Na verdade, o mais correto é que o comentarista utilize uma estante mais simples, localizada num nível mais alto que o da assembléia para facilitar a visualização do comentarista, sem, no entanto, chamar mais atenção que a mesa do altar e a mesa da Palavra.




POR QUE SÃO SEMPRE OS MESMO LEITORES? NÃO SE PODE MUDAR?


A Palavra de Deus merece todo o respeito, e o primeiro modo de respeitá-la é lendo com dignidade e de forma bem feita. Por isso existe um verdadeiro rito no qual pessoas recebem das mãos do bispo o encargo de ser leitoras: são preparadas num pequeno curso, onde são introduzidos na compreensão da Bíblia, compreensão litúrgica e técnicas de ler em público.


Duas coisas são importantes para os leitores:


Anúncio: quem anuncia a Palavra de Deus está prestando um serviço, e deve ter condições para isso.


Testemunho: não se pode anunciar algo tão importante quanto a Palavra de Deus e depois viver em dissonância com o que leu.


Por este motivo não se deve escolher qualquer pessoa para ler somente para agradar a família ou apenas para ser uma pessoa diferente. Será ótimo para a comunidade se mais pessoas forem preparadas para ser leitoras e assim evitar os " sempre os mesmos leitores".




POR QUE LER DO LECIONÁRIO E NÃO DO FOLHETO?


Lecionário é o livro que contém as leituras das missas dominicais, e que fica no ambão. Durante a semana usamos o Lecionário Ferial, onde se encontram as leituras de cada dia da semana.


Ele é um livro simbólico, mais respeitoso, e por isso mais adequado para as leituras durante o rito da Liturgia da Palavra.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger