segunda-feira, 24 de março de 2008

Decálogo ( 10 mandamentos)



Deus concede ao povo de Israel a liberdade e faz com ele uma aliança, propõe os termos da aliança que incluem os 10 mandamentos ( Ex 20). As palavras da aliança exprimem um exclusivismo do Deus de Israel e suas exigências morais. A aliança transformou em comunidade as tribos que saíram do Egito, dando-lhes uma lei, um culto, um Deus, uma consciência religiosa.

A aliança no Sinai se constitui na "carta" de fundação do povo de Israel. Ela será retomada sempre pelos profetas. " Eu sou o Senhor, não terás outros deuses além de mim". ( Ex 20,2)

A lei sinaítica torna-se degrau para conseguir a liberdade em sentido original. O conceito de liberdade começa aqui a ter o sentido a ser plenificado em Cristo; Liberdade como obediência a Javé e, ausência de idolatria, escravidão e adesão ao único Senhor. Não é lei que mata ou oprime, mas lei que salva e eleva em dignidade, a vida de Israel ( cf. Ex 19,6:34,10ss; Dt 2,7; 6,4).

" Se queres entrar para a vida, guarda os mandamentos" ( Mt 19,16). A resposta de Jesus ao jovem que quer saber como obter a vida eterna, deixa claro que a observância dos mandamentos é uma proteção para conseguir a vida eterna (o Céu).

As " dez palavras" indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado. O decálogo é um caminho de vida ( cf. Dt 30,16). Ao dar a conhecer suas vontades, Deus se revela a seu povo. A primeira das " dez palavras" lembra o amor primeiro de Deus por seu povo. Mas, sem o auxilio da graça, os Israelitas não poderiam cumprir a lei pelas próprias forças, pois a graça é o começo do agir livre do homem.

Pe. Valmir Colombo.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger