quarta-feira, 8 de abril de 2009

Santo Afonso Maria de Ligório


Santo Afonso Maria de Ligório
(1699 - 1787), Doutor da Igreja




Nasceu em Nápoles, Itália, de família nobre e abastada. Extremamente dotado para os estudos, ingressou na universidade aos 12 anos, formando-se em direito civil e direito canônico aos 16. Durante seus primeiros 8 anos de trabalho como advogado, nunca perdeu uma causa. Porém, quando as portas da fama lhe pareciam irreversivelmente abertas, uma retumbante sderrota nos tribunais abriu-lhe os olhos para as " falácias do mundo". Pouco tempo depois, abraçou a vida religiosa, depositando sua espada de cavaleiro aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, a quem prometeu servir dali em diante.
Aos trinta anos foi ordenado sacerdote, com o propósito de dedicar-se à pregação. Imediatamente, sem vacilar, fez a opção "preferencial" pelos pobres, mas, para ele, "pobres" eram "todos aqueles cujas necessidades imediatas podiam levar à perdição", compreendendo as materiais e as espirituais. Aos 66 anos, foi sagrado bispo sem deixar a direção da congregação que havia fundado, a dos Padres Redentoristas.
Para poder atingir o coração dos seus fiéis, esmerou-se em exprimir as elevadas verdades da teologia com linguagem simples e até em dialetos. Foi poeta, músico e escritor apreciadíssimo: suas 111 obras ultrapassam já oficialmente 17 mil edições. Entre os escritos mais famosos, como " Glórias de Maria Santíssima" e " A Oração, o grande meio de salvação" está a pequena Via Sacra que a Campanha " Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!"

Nenhum comentário:

Powered By Blogger