quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tempo do Advento

Estamos no mês de dezembro, no tempo do Advento.
Advento quer dizer chegada. É o tempo de espera, tempo de preparar a chegada de Jesus ao nosso coração. Durante esse tempo de espera até o Natal, utilizamos vários símbolos, que deveriam ajudar-nos a preparar o nosso interior para a chegada do nosso Salvador. Por isso, vamos entender o significado de alguns desses símbolos.


Coroa do Advento
A coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal e começa a aparecer 4 domingos antes do Natal. É uma guirlanda verde, sinal de esperança e vida, que pode ser enfeitada com uma fita. Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do Advento. Começa-se no 1º domingo, acendendo apenas uma vela e, à medida que vão passando os domingos, vamos ascendendo as demais velas até chegar ao 4º domingo, quando todas as velas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem. Nós esperamos nosso Deus com luzes porque queremos ser, como Ele, luz para o mundo.





Árvore de Natal

Só neste século começou a se usar o pinheiro como símbolo do Natal. O pinheiro tem esse privilégio por ser uma árvore que nunca perde as folhas. Nos países frios, no tempo do Natal, todas as árvores estão totalmente sem folhas, mas o pinheiro continua viçoso, com suas folhas verdes. Por isso ele foi escolhido para ser a árvore de Natal. A árvore é o símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira vida: O CRISTO.





O Presépio


No Natal de 1223, São Francisco de Assis, para sentir mais profundamente a mensagem do nascimento de Jesus, idealizou o presépio, ouo seja, a cena do ambiente onde Jesus nasceu. A realidade do presépio faz penetrar em nós ensinamentos que constituem a doutrina de Jesus: pobreza, simplicidade, humildade e fé.



Estrela de Natal

Na boa nova nascimento de Jesus, os evangelistas narram que apareceu no céu uma estrela que guiou os Magos que vieram do Oriente. A estrela de Natal tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste e Oeste de onde vêm os homens para adorar a grande luz que é o Filho de Deus.


Sinos

O sino lança mensagens no ar. O nascimento de Jesus é a grande mensagem que preciso ser anunciada a todos. Além de sinal de anúncio, o sino é também sinal de alegria. Um grande acontecimento é anunciado com o toque festivo dos sinos. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus se espalhe forte e alegre em todos os ares.


Presentes de Natal

Quando gostamos de uma pessoa, nós lhe damos presentes. Assim fez Deus, porque ele gosta de nós e quer a nossa felicidade, deu-nos o maior de todos os presentes: Jesus. Dando presentes aos nossos irmãos é como se estivéssemos retribuindo ao próprio Deus, já que Ele vive no nosso irmão. Um segundo motivo de darmos presentes no Natal é a alegria que estamos sentindo pelo nascimento de Jesus.


Ceia de Natal

A ceia, a refeição, é o momento em que a família se reúne para conversar e se alimentar. A ceia do Natal quer significar que o nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus, que estamos festejando. Por isso costuma-se colocar, no centro da mesa, uma vela acesa para simbolizar o cristo que é o nossa luz.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger