segunda-feira, 17 de março de 2008

Tipos de Orações Sacramentais.



Orações Sacramentais

Oração do Pai Nosso.

O Pai-nosso é a oração docristão por excelência. A tradição litúrgica atual propõe que o cristão o reze três vezes por dia como já faziam os cristãos no fim do primeiro século: na Oração da Manhã, na Celebração Eucarística e na Oração da Tarde.

Esta oração, ensinada por Cristo expressa tudo quanto o homem é chamado a ser. Atinge os três nós de relacionamentos do homem:

  • Seu relacionamento com Deus, onde ele se coloca como filho, que por sua vida glorifica o nome de Deus. Fazendo sua vontade sempre e em toda parte, faz com que se realize o seu reino, para que assim Deus seja glorificado.
  • Seu relacionamento com os bens criados. Ele pede o pão de cada dia:pede o dom da vida e não bens e riquezas em abundância.
  • Seu relacionamento com o prósimo: um relacionamento de irmãos porque filhos do mesmo pai. Um relacionamento de amor que eige o perdão, a expressão maior do amor.

Finalmente, pede que Deus o sustente nas tentações: não que delas o presereve, pois podem constituir um bem, como oportunidade de crescimento. E o livre do mal, sendo o único verdadeiro mal o pecado.

Como vemos, o Pai-nosso constitui um verdadeiro programa da vida.

Via Sacra

Em quase todas as nossas antigas cidades brasileiras existe uma Rua ou Ladeira dos Passos. Não há Igreja que não ostente em suas paredes os quadros das estações da Via Sacra, que se tornou uma devoção popular.

A Via Sacra surgiu na Idade Média, época em que grandes santos, como São Francisco de Assis, começaram a contemplar sobretudo a face humana de Cristo, como manifestação do amor de Deus para com os homens. Aospoucos, no desejo de meditar sobre os sofrimentos de Cristo em sua paixão, foram surgindo as estações da Via Sacra.

É uma espécie de Celebração da Palavra de Deus, constando de reflexões bíblicas, canto de meditação e oração. Embora as estações não apresentem diretamente leituras bíblicas, constituem, no entanto, uma proclamação da Paixão de Cristo. Os participantes contemplam imagens, falam, caminham, param, genufletem, silenciam. Temos realmente uma participação ativa.

A devoção da Via Sacra nos põe sempre de novo diante dos olhos o Mistério do sofrimento. O exemplo de Cristo, que se humilhou até a morte e morte de cruz e de sua Mãe Santíssima, dá a todos nós forças necessárias nas adversidades da vida. Lembramos que o sofrimento faz parte da nossa vida e somente pela Cruz de Cristo ele será iluminado.

A meditação do amor de Deus manifestado nos sofrimentos de Cristo exige uma resposta: a conversão, o desejo de seguir os passos de Cristo nos sofrimentos, para participar de sua glória.

PERGUNTA:

1- Em que momentos do dia devemos rezar a Oração do " Angelus"?

a- 9h, 12h e 15h.

b- 12h, 15h e 18h.

c- 6h, 12h e 18h.

resposta: Letra "C".

Um comentário:

Camila disse...

Gostei do blog!
parabéns!

Powered By Blogger