segunda-feira, 7 de abril de 2008

A ordem dos jesuítas...




Em 19 de janeiro de 2008, foi eleito o novo Superior Geral da Ordem dos Jesuítas, fundada por Santo Inácio de Loiola.

Inácio nasceu em Loiola, região da Espanha em 1491. Como pagem na corte, teve educação fina. Prestando serviço militar junto ao Vice-Rei de Navarra, foi gravemente ferido no cerco de Pamplona.

Durante o tratamento, leu livros de santos e percebeu os grandes ideais do serviço a Deus. Decide abandonar a carreira militar, deposita a espada no Santuário de Montserrat, para se dedicar à construção do Reino de Deus. Na solidão de Manresa, medita os mistérios divinos e traça as linhas do Livro "Exercícios Espirituais", que se torna código de ascese cristã em todo mundo.

Achou conveniente e iniciou os estudos filosóficos e teológicos na Espanha e os complementou no maior centro de cultura da época, na Universidade de Sorbona, em Paris. Com seu espírito de liderança, atraiu à sua causa os 6 primeiros companheiros com os quais fez os "Exercícios Espirituais" e fundou a Companhia de Jesus, em 15 de agosto de 1534, num contexto de Contra- Reforma Católica para barrar o avanço do Protestantismo.

A ordem dos Jesuítas está fortemente marcada pela espiritualidade e ascese unidas à disciplinas e obediência quase militares. Desde a fundação, não falta espiríto missionário na Ordem dos Jesuítas. Ainda em vida, Santo Inácio de Loiola enviou dezenas de missionários ao Brasil, recém-descobertos, se dedicando à evangelização dos índios. Os primeiros Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com a expedição de Tomé de Souza. Entre outros citamos Pe. José de Anchieta e Pe. Manoel da Nóbrega.

O sonho de Inácio de Loiola era ter um exército de apóstolos a serviço de Cristo, da Igreja e do Papa. Fundou em Roma, o Colégio Romano e o Colégio Germânico para preparar missionários de Cristo para o mundo. Seu tema era :

" TUDO PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS".

Faleceu em Roma, em 31 de julho de 1556, com 65 anos de idade. Ao longo do tempo, a Ordem dos Jesuítas teve influência vasta e profunda na História da Igreja. Em 1760, alegando conspiração contra o Reino Português, o Marquês de Pombal expulsou os Jesuítas do Brasil, confiscando os bens da Ordem.

A eleição do Superior Geral, também chamado Prepósito Geral, ocorreu durante o Capítulo Geral ( assembléia) da Ordem reunida em Roma, desde 07/01/2008 om previsão de término somente em março. Foi eleito Pe. Adolfo Nicolás Pachón, de 71 anos e há 43 anos, missionário no Japão e nas Filipinas. A eleição do novo Superior Geral é comunicada imediatamente ao Papa e só divulgada com seu consentimento. O cargo Superior Geral é vitalício. No entanto, permite-se a renúncia por idade avançada ou doença.Pe. Pachón torna-se o 29° sucessor de Santo Inácio de Loiola à frente da Ordem com cerca de 20000 Jesuítas, espalhados pelo mundo inteiro.

A missão do Superior Geral é animar, inspirar e dirigir as 85 províncias com seus religiosos. Na América Latina há cerca de 3000 Jesuítas, trabalhando em paróquias, dirigindo 31 universidades e 98 colégios.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger